quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Angela Rô Rô Feliz da Vida


Angela Rô Rô está feliz da vida, prestes a lançar seu novo DVD "Feliz da Vida" no dia 15 de Outubro no Teatro Net Rio, ela fala um pouco sobre sua carreira, predileções musicais e projetos futuros. Angela vive um momento de plenitude existencial e artística evidentes na satisfação que expõe em cantar, compor e abrir o palco para a entrada de novos amigos como Diogo Nogueira e Jorge Vercillo.


Daniela Aragão: Angela é uma imensa honra e satisfação conversar com você. Acompanho seu trabalho desde a adolescência e te assisti ao vivo pela primeira vez no Teatro Solar em Juiz de Fora, nos idos de 1993. Fiquei encantada por sua intensa musicalidade e talento além de sua postura marcante que revela inteligência, ousadia e sobretudo muita personalidade. Gostaria de começar nossa conversa com uma pergunta que costumo fazer para todos os entrevistados. Como começou a música em sua vida?

Angela Rô Rô: Eu tenho a música como companhia na vida desde a infância.Com 5 anos iniciei estudos com instrumentos rítmicos e logo depois acordeon ate 8 anos, quando ganhei meu piano do patrão do meu pai.Mas o dom, o talento e voz herdei de minha mãe Conceicao!Ambos me incentivaram muito!

Daniela Aragão: Seu primeiro disco lançado em 79 revela uma artista completa que compõe, toca e canta. Naquele momento essa tríade se harmonizava bem em sua cabeça ou você acha que a cantora por exemplo levava mais destaque?

Angela Rô Rô: Em 1979 quando gravei meu primeiro disco eu já era figura cult do meio artístico.E tinha como estilo a forma prática de cantar pela noite me acompanhando ao piano com meu próprio repertório.Era visceral!Durante algum tempo foi minha solitária arte nos palcos.Mas Adoro Um Bom Músico tocando comigo!!

Daniela Aragão: Você possui um timbre belíssimo e uma marca única, inconfundível. Suas interpretações levam a sua assinatura, tanto que fica até difícil assimilar "Amor meu grande amor" em outra voz, por exemplo. Em alguma ocasião da sua vida você sentiu vontade ou necessidade de recorrer a algum preparador vocal para poder explorar algumas nuances do seu canto?

Angela Rô Rô: Não quero ser arrogante mas nunca gostei de fazer aulas de canto!apesar de ter assistido alguns meses aulas de música quando morava em Londres.E quando criança e mocinha aprendia e praticava solfejos e escalas junto as aulas de piano.

Daniela Aragão: O Brasil é um país de muitas cantoras, mas poucas são aquelas que têm domínio de algum instrumento. Elis Regina por exemplo era uma cantora que "apenas cantava", mas como cantava, tinha feeling de músico, timing perfeito como revelou Edu Lobo. Você, Rosa Passos, Joyce e Cida Moreira são cantoras que se acompanham, certamente isso é um diferencial. O piano é fundamental para você Angela?

Angela Rô Rô: _Gratíssima!Primeiro você elogia minha voz e agora me compara a Joyce..RosaPassos..Cida Moreira...Mas sim...e muito bom ser independente como uma Leila Pinheiro..Wanda Sá...Adriana Calcanhotto...Marina...Maria Gadú...quando então o artista compõe o que canta eh tudo!!

Daniela Aragão: Pois é, falei apenas as três, mas você citou excelentes cantoras que estão aí hoje e sempre se renovam como Wanda Sá e Adriana Calcanhotto. Citei a Joyce e Rosa Passos pela questão do desempenho como instrumentistas também, pois acho bonito você tocar piano, acompanhar suas próprias canções. Ao longo de sua carreira você compôs também em parceria com vários artistas como Ana Terra, Cazuza, Sergio Bandeira e Antonio Adolfo. Você faria um disco inteiro elegendo algum de seus parceiros fiéis? Ou há algum sonhado?

Angela Rô Rô: Sou muito sortuda com meus parceiros!São todos ótimos!Agora estou com um repertório de inéditas com Jorge Vercillo, Sandra de Sá, Moska, Ana Carolina, Antônio Adolfo. Meus maestrinho Ricardo MacCord... músicas que fazem parte do meu dvd que será gravado dia 15 de Outubro no Teatro NetRio.

Daniela Aragão: Nos anos de 2004 e 2005 você esteve no ar no Canal Brasil com o programa Escândalo em que entrevistava uma série de músicos. Como foi a experiência?

Angela Rô Rô: Foi genial fazer 53 programas num canal de tv maravilhoso como o Canal Brasil.Descobri o quanto meus colegas são amigos queridos e despojados!Foi um grande aprendizado. É uma delícia encontrar, conversar, cantar e tocar com convidados
maravilhosos e sensacionais!

Daniela Aragão: Fale um pouco sobre o projeto Loucos por música.

Angela Rô Rô: "Loucos por Musica" é um Projeto da Dupla Produtora (escritório do qual sou exclusiva.) Criado por Lana Braga, que durante anos serviu ao público Com encontros musicais regados a Arte Plástica feita durante os shows que uniram artistas Como Bethânia, Ana Carolina, Paralamas do Sucesso, Erasmo Carlos, Elba Ramalho e Ivete Sangalo. E cuja renda foi entregue integralmente a Instituições de apoio ao usuário de saúde mental, seguindo a luta da Dra Nise da Silveira. Arte Cura! Loucos por Música está agora precisando de patrocínio para continuar seu caminho cultural de utilidade humanitária! Vamos torcer!

Daniela Aragão: Apoio integralmente o movimento e certamente a arte cura mesmo, Nise da Silveira abriu um caminho nas artes plásticas que podemos e devemos expandir para outras modalidades artísticas como a música que é um excelente meio de cura. Viva Angela!

Daniela Aragão: Adoro suas interpretações de Cole Porter e Jacques Brel. Já pensou em fazer um disco exclusivamente com composições deles ou alguns grandes standards? Frank Sinatra por exemplo?

Angela Rô Rô: Penso um dia gravar Samba e Jazz que seria mistura de grandes sambas com o melhor do Jazz das décadas de 40 50 e 60.Ou um cd só com Jazz com repertório doFran Sinatra..Billi eHoliday..Sarah Vaughan..por ai...!

Daniela Aragão: Você é luxo só, como diz a canção Angela. Fico só imaginando as maravilhas que poderão vir daí. E Angela Rô Rô continua intensa, densa, criativa e irônica? Me toca aquele belo texto seu que acho bem seu retrato " Mais, foi a primeira palavra que eu me repeti intensamente em minha infância: 'mais e, mamãe, mais e...Eu quero é mais ser imortal!! Quero ser o meu futuro ancestral. Quero mais pessoa, mais maria, mais poesia...". ... Toda a luz do mundo pra você. Sucesso!

Angela Rô Rô: Que bom que continuo sempre a mesma Essência pois gosto muito de ser quem eu sou!Mas grandes e radicais mudancas Como a derrota de vícios e a vitória da minha saúde desde 1999 fizeram minha vida melhorar e com isso minha arte corpo e alma lucraram!SouFeliz!Feliz da Vida!S



ejam felizes!AngelaRoRo



2 comentários:

natrilha disse...

Parabéns pelo seu belo trabalho, Dani! Sempre delicado, intenso e cuidadoso. Continue sempre assim!! Beijos, Marcelo

CRISTIANE VISENTIN disse...

Amei a entrevista ! Angela é a cara da MPB com todas as nuances de autenticidade.
Parabéns pelo belo trabalho Dani !
Beijos e aucesso.
Cristiane Visentin